sexta-feira, 16 de março de 2012

ARTES- Arquitetura e preservação do patrimônio

 Um plano de aula que já apliquei com meus alunos e quero dividir com todos porque foi um sucesso!Adaptei como projeto, conforme a realidade dos alunos! A exposição resultado desse projeto,está no blog logo abaixo com o nome de "O olhar das crianças sobre Bagé - O futuro visita o passado"( alusivo aos 200 anos de Bagé).Que você localiza pelo link abaixo:
http://blogdatiazena.blogspot.com/2012/02/projeto-desenvolvido-com-meus.html

Artes

Arquitetura e preservação do patrimônio

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Fazer com que os alunos percebam as transformações e mudanças dos estilos arquitetônicos.

2) Conhecer o Patrimônio Histórico e Artístico da região.

3) Compreender o motivo pelo qual existe um órgão que protege o patrimônio histórico e artístico nacional, o IPHAN.

Comentários

Assim como a Praça do Comércio, no Rio de Janeiro, foi construída segundo o estilo que vigorava na época, e, tombada como patrimônio histórico, foi preservada, certamente existem, na sua cidade, imóveis tombados, utilizados ou não, que podem ser objeto de estudo, para que, a partir deles, se lance um olhar sobre a história local e nacional, de maneira a contextualizar os estilos arquitetônicos em determinado período da História da Arte.

Material

O texto Montigny e a arquitetura brasileira pode ser um bom começo para estudar o estilo neoclássico na arquitetura e como ele foi parcialmente preservado no Brasil. Também podem ser utilizados os textos A finalidade das construções e O significado das construções

Estratégias

1) Leitura e interpretação dos textos.

2) Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.

3) Divididos em grupos, cada grupo deve eleger uma edificação local para ser objeto de estudo.

Atividades

Ir até o local, saber a história do edifício, para que foi construído e quando, se foi tombado e para que é utilizado hoje. Na sala de aula, a partir de materiais que o professor traga, os alunos devem perceber o estilo do edifício, se ele corresponde ao estilo da época em que foi feito. Como proposta de trabalho individual, eles farão uma redação sobre a importância da preservação do patrimônio histórico.

Sugestões

1) Site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN

2) Seria interessante ter a participação do professor de História.

3) Caso em sua cidade ou próximo da escola não existam edifícios históricos, experimente trabalhar com residências mais antigas, talvez a própria casa dos alunos.
* Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte). ARTES-Arquitetura e preservação do patrimônio