Secretária de Educação e Orientadora de Artes SMED |
Eu, Maria Helena (Orientadora) e Lelena (Supervisora |
O futuro visita o passado
Zenab El Hatal Esteves [1]
No período de
março a junho de 2011, os alunos do 3º ano das séries iniciais do turno da
tarde, e das séries finais (6º,7º,8º e 9º ano)
do turno da manhã, da E.M.E.F Dr. Antenor Gonçalves Pereira, participaram
de atividades fotográficas, referente aos 200 anos de Bagé, sob orientação da
professora de Artes Zenab Esteves. Muitos alunos desconhecem ou não reconhecem
algumas edificações que ainda estão presentes, hoje, na cidade.
Os alunos devem
maior conhecimento da história da própria cidade, bem como também sua
preservação e, um reconhecimento da importância de cada pessoa como parte
integrante na formação da cultura de sua sociedade.
O Patrimônio
Histórico e Cultural de Bagé, deve representar um papel importante no processo
educacional no momento em que se busca resgatar a contribuição social e seu
potencial pela memória do passado em
relação ao futuro.
A importância
do olhar para compreensão e valorização num processo contínuo de descobertas.
Num mundo
imerso em estímulos visuais em todos os tipos, a Educação Patrimonial, pode e
deve tirar proveito disso, contribuindo para a formação dos estudantes,
tornando-os sujeitos ativos e conscientes, atentos com seu entorno “no mundo e
com o mundo” e exercendo de fato sua cidadania. Meu objetivo, é levar os alunos
a fortalecer a relação com suas heranças culturais e a vivência real com a cidadania, num
processo de inclusão social. Demonstrar como a
percepção do olhar pode auxiliar na compreensão e interpretação do Patrimônio. Transmitir os conceitos básicos sobre Cultura,
Memória, Identidade e Patrimônio. Mostrar o verdadeiro sentido e interpretação do lugar. Captar imagens da cidade, buscando uma
identificação pessoal com o Patrimônio Histórico Cultural. A metodologia aplicada
foi, conversa informal, conhecimento teórico, pesquisa teórica e fotográfica,
trabalho em grupo.Foram realizadas, nas aulas de Artes, leituras de textos e
imagens e desenvolvidas diversas técnicas artísticas sobre o tema. Nessas
atividades, além dos alunos demonstrarem interesse em realizá-las e de se
expressarem de maneira criativa e crítica na execução de trabalhos artísticos,
também se mostraram conscientizados sobre a importância da preservação do
Patrimônio Histórico. Desenvolver um projeto na escola que aborde a questão do
conhecimento e da preservação do Patrimônio Histórico Cultural da cidade é de
grande importância para conscientização dos alunos a respeito de sua própria
história e de como é formada sua identidade. Trabalho deverá ser desenvolvido de
março até julho. O recurso utilizado foi próprio sujeito que está sendo
trabalhado, filmes, livros, computadores, máquinas fotográficas, celulares com
câmeras, jornais antigos. Reconhecer a importância de repensar novas atitudes
de conscientização sobre a preservação do Patrimônio Histórico Cultural. Será
feita uma auto-avaliação baseada nas pesquisas e práticas.
[1] Professora com regência de classe na E.M.E.F. Dr.
Antenor Gonçalves Pereira - Graduação em Artes – Especialização em Artes
Visuais pela URCAMP (Universidade da Região da Campanha).
Aluna
Especial do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela
UFPEL-
Zenab_elhatal@hotmail.com
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