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Artes
Arquitetura e preservação do patrimônio
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Fazer com que os alunos percebam as transformações e mudanças dos estilos arquitetônicos.
2) Conhecer o Patrimônio Histórico e Artístico da região.
3) Compreender o motivo pelo qual existe um órgão que protege o patrimônio histórico e artístico nacional, o IPHAN.
Comentários
Assim
como a Praça do Comércio, no Rio de Janeiro, foi construída segundo o
estilo que vigorava na época, e, tombada como patrimônio histórico, foi
preservada, certamente existem, na sua cidade, imóveis tombados,
utilizados ou não, que podem ser objeto de estudo, para que, a partir
deles, se lance um olhar sobre a história local e nacional, de maneira a
contextualizar os estilos arquitetônicos em determinado período da
História da Arte.
Material
O texto Montigny e a arquitetura brasileira
pode ser um bom começo para estudar o estilo neoclássico na arquitetura
e como ele foi parcialmente preservado no Brasil. Também podem ser
utilizados os textos A finalidade das construções e O significado das construções
Estratégias
1) Leitura e interpretação dos textos.
2) Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.
3) Divididos em grupos, cada grupo deve eleger uma edificação local para ser objeto de estudo.
Atividades
Ir
até o local, saber a história do edifício, para que foi construído e
quando, se foi tombado e para que é utilizado hoje. Na sala de aula, a
partir de materiais que o professor traga, os alunos devem perceber o
estilo do edifício, se ele corresponde ao estilo da época em que foi
feito. Como proposta de trabalho individual, eles farão uma redação
sobre a importância da preservação do patrimônio histórico.
Sugestões
1) Site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
2) Seria interessante ter a participação do professor de História.
3)
Caso em sua cidade ou próximo da escola não existam edifícios
históricos, experimente trabalhar com residências mais antigas, talvez a
própria casa dos alunos.
* Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
ARTES-Arquitetura e preservação do patrimônio
Muito boa matéria, parabéns.
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